segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lado-B (O outro Lado da música)

Esses dias recebi alguns vídeos de um amigo todos referindo-se ao Lado-B de grupos muito conhecidos nos anos 80, como Depeche Mode, Information Society e Duran Duran e me veio a idéia de diluir aqui, esse termo Lado-B.

Poucos sabem mas no ramo da indústria muscal Lado-A e Lado -B estão associados respectivamente aos discos de vinil que já andei falando por aqui esses dias atrás. Na verdade , os produtores aproveitavam do fato, de que as pessoas deviam virar o disco para tocar o outro lado e usavam esse trunfo como experiência para mostrar releituras e sons diferenciados do trabalho das bandas e cantores em geral. O Lado-A servia para as músicas mais comerciais, aquelas que fariam sucesso nas rádios e o Lado-B as músicas experimentais, a diversidade, o lado bom , na verdade, pois muitos músicos, cantores da época , afirmaram que a essência da banda estavam nas músicas do Lado-B.

Com as famosas fitas cassetes e os Compact discs a diferenciação Lado -A e B  foi acabando, com o surgimento das músicas por dowloads, essa diferenciação basicamente teve seu fim, mas muitos ainda utilizam o termo para referir-se a faixas Bônus ou músicas de parcerias, faixas especiais, não lançadas, exclusivas, etc.



Agora ouçam os vídeos que recebi:
Depeche Mode
Information Society
Duran Duran

Quem souber de outros fiquem á vontade em avisar...vou gostar muito de ouvir. Valew!!!!