quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Música Clássica... ficou pra história??

Bom, como sempre estou revendo minhas fontes musicais, essa semana fiquei chocada quando li um panfleto onde a abertura de um evento no Rio de Janeiro iria ter uma Orquestra tocando "Ai se eu te pego" e TcheTcherereTchetchê"??? 0% (fiquei pasmaaaa)...Com tanta música linda para se ouvir dentro dos clássicos, da música erudita??? Porque Ai se eu te pego...???? Tá certo , é música chiclete mesmo, sempre me pego cantando, mas daí uma orquestra colocá-la no repertório??? Achei demais. 
Mas pensando sobre isso,  Clássico é música de bacana, alguém me disse, e Michel Teló é popular. Vai ver é isso mesmo, a música Clássica anda escondida, sem popularidade, restrita enganosamente aos mais abastados , não tem divulgação e anda sem incentivo em escolas, nas residências por aí afora.Tem ficado pra história literalmente, das cortes portuguesas e além mar...rsrsrs.  E talvez, essa iniciativa têm sido um meio, digamos inteligente, de atrair uma outra faixa-etária, um novo grupo social. Todos têm que se reinventar não é mesmo??? Acaba sendo um problema cultural . Com tanta diversidade na música brasileira, com tantos sons distribuídos pelo Brasil, cada Estado tem sua expressão no cenário musical, a música Clássica têm seu espaço diminuto e pela própria definição "música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares". Fato que por sí só explica muita coisa. Até porque Brasil é Corpo, e corpo tem que ser movimentado. Conclusão: Os ouvidos ficam em segundo plano mesmo. Também não vou dizer que ouço muito, não sou expert no assunto, mas me dedico, tenho e conheço os principais compositores como : Mozart,  Vivaldi - As quatro estações- claro!!!, Beethoven e Tchaikóvsky que gosto bastante. Mas acho que ainda assim tá bom pra começar...rsrs.  

É comprovado que música faz bem ás pessoas, é usada em tratamentos- principalmente a música clássica. Dizem que bebês que ouvem Mozart, tem sua capacidade intelectual mais desenvolvida. (???) Sabia que já temos capacidade auditiva desde os 3 meses dentro da barriga da mãe??? Mas há esperança. O ensino de música têm sido utilizado em diversos programas sociais, como incentivo para recuperar jovens das drogas, dando uma outra expectativa de vida para adolescentes e crianças das periferias, potencializando o talento de cada um. Isso é maravilhoso, mas digamos que ainda é pouco. Temos uma lei que define a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de Educação Básica, (lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008) mas e aí??? Pouco ou nada foi feito que eu tenha visto. E a data limite para colocá-la em prática é 2012.E???? Antigamente música era uma disciplina. Hoje não. Regredimos, a ponto de termos uma lei para que isso aconteça e olha lá. Enada mais complexo do que uma orquestra e descobrir as diversas sonoridades escondidas nela...já pensaram sobre isso...então não pensem, ouçam...uma orquestra.

Bom, mas que tal prestigiar alguns espetáculos que estão buscando uma nova fórmula para atrair novos admiradores á música Clássica??? Quem estiver no Rio de Janeiro, será privilegiado com espetáculo “Musica Brasilis sons e imagens”. Que utiliza de luzes , diversos efeitos especiais, imagens projetadas ao fundo do palco, realmente um show. Além do que você acaba tendo uma aula de história através da trilha sonora que retrata as riquezas econômicas do Brasil, entre elas músicas de Villa-lobos.( Veja mais em (http://oglobo.globo.com/cultura/o-musical-classico-que-vem-embalado-como-um-show-de-rock-5722779)

Têm muita coisa por aí é só procurar e eu vou dar uma ajudinha pra esse incentivo cultural:




Agora vou deixar uma Obra de Vivaldi muito conhecida - senão A mais conhecida  AS QUATRO ESTAÇÕES - e nesse vídeo fica bem fácil identificar todas as estações, vale a pena, o movimento mais conhecido é A PRIMAVERA...com certeza a mais bonita!!!Inverno -  também é lindo...pra quem quer relaxar mesmo...



Valsa das Flores de Tchaikóvsky- muito usada pela Dysney... e a tão famosa Lago dos cisnes...





 E nada menos que a eterna e inebriante Quinta Sinfonia de Beethoven...Pam pam pam paaaammm!!!!



...