sábado, 27 de agosto de 2011

A Voz do Dono


A EVOLUÇÃO DO REGISTRO SONORO 

   NIPPER: O MELHOR AMIGO DA VICTOR

Uma pintura de um cão terrier ouvindo um gramofone, foi uma das mais bem idealizadas estratégias de marketing do século XX. Trata-se da obra "A voz do dono" (His Master's Voice) de Francis Barraud, cuja história é bastante interessante. Francis Barraud foi um pintor inglês, hoje pouco conhecido, que exibia com freqüência suas obras na Royal Academy de Londres. Talvez sua vida não teria hoje maior interesse em ser divulgada se não fosse sua obra que mostra um aparelho sonoro e um animal de estimação, tão diferente das paisagens, retratos e naturezas-mortas tão comuns no mundo de pintores como ele... Tudo começa em 1899. O irmão de Barraud havia falecido, deixando Francis como legatário de um fonógrafo com um pequeno estoque de cilindros gravados, alguns com sua própria voz. Além do aparelho, Francis foi incumbido de cuidar de seu cãozinho terrier chamado "Nipper". Todas as vezes que Francis Barraud colocava um dos cilindros gravados com a voz do irmão, o pequeno Nipper reconhecia a voz do falecido dono e imediatamente vinha ficar junto ao fonógrafo. Barraud quis registrar a curiosa situação em um quadro. No início, a pintura de Barraud mostrava o cão ouvindo o fonógrafo de cilindros (fabricado por Edison). Concluído o quadro, Barraud foi incentivado a procurar Edison, para lhe vender a idéia como um emblema para os seus produtos, como prova da fidelidade de seus fonógrafos, que faziam até mesmo um cão reconhecer a voz do dono gravada. Edison rejeitou a idéia, não queria comparar os consumidores a animais. Entretanto, um gerente de uma loja de fonógrafos de Londres, revendedora da "The Gramophone Company", G.B. Owen, incentivou Barraud a substituir o fonógrafo de Edison pelo Gramofone de Emile Berliner (proprietário da "The Gramophone Co." ou "Victor Talking Machine Co. nos EUA) e, desta vez, procurar a empresa de Berliner e esquecer a oposição de Edison a sua idéia. Owen lhe emprestou um dos Gramofones modelo "improved", à venda em sua loja, para servir de modelo na pintura. Nipper e o Gramofone, na pintura intitulada "A voz do dono", passaram a ser marca registrada em 10 de Julho de 1900, de propriedade de Emile Berliner que começou a utilizá-la em seus produtos, tornando-se líder de mercado, imagem até hoje utilizada pela RCA (atual proprietária da marca Victor). Enquanto Nipper fazia sucesso, Edison insistia em usar sua assinatura e sua própria efígie como logomarca... Convenhamos, qual das duas imagens é mais atrativa? A resposta está em qual das marcas sobreviveu.(...)



O texto acima é um trecho postado por Marcelo de Almeida e foi extraído do site LINHA DO TEMPO,achei muito interessante e resolvi compartilhar dando os devidos créditos é claro... para ver na íntegra



Um legado Pop

Hoje assistindo meus videoclips na tv #fato em minha rotina "sabadesca"...rsrsrs... pude apreciar o mais novo clipe de Michael Jackson e lembrei de um pedido aqui do blog da Mari Leal sobre o Rei do Pop e pensei no que postar, pois sua obra é digna de teses e mais teses de mestrado, então resolvi focar e destacar aqui, o sucesso póstumo de Mr. Michael Jackson que já superou o sucesso de ícones como o Rei do Rock Mr. Elvis!!!!! É mole??? 
Foram calculados mais de US$310 milhões de dólares até o ínicio de 2011, que grande parte estão sendo revertidas para pagar a dívida enooorme deixada pelo cantor. Essa fortuna foi arrecadada somente com royalties e produtos legalizados, além de seguro de vida. Mas grande parte dessa arrecadação deve-se ao documentário This It que mostra os ensaios do astro antes de iniciar sua turnê que marcaria sua grande volta, (ironia do destino, acabou marcando sua ida para o além...) mas ironias á parte, pode-se dizer que ele voltou mesmo,e voltou com tudo...pois tem conseguido grandes fãs entre as crianças e novas gerações que perderam seu ápice musical, e com as homenagens pelo mundo todo que foram feitas á ele, colocaram novamente nas paradas seus grandes sucessos e também faixas inéditas em que o astro trabalhava antes de falecer.
Seu primeiro álbum póstumo lançado no final do ano passado conta com colaborações de grandes nomes como Akon, 50 Cent, Dave Grohl, Lenny Kravitz, que teve um sucesso comercial estrondoso rendendo videoclips baseados em fãs do artista que interpretam suas músicas fazendo diversas homenagens. Entre eles destacam-se Hollywood Tonight e Behind the Mask. Uma das canções mais executadas, tem a participação do cantor Akon Hold my Hands.
Existe uma grande expectativa esse ano de que o faturamento do astro pop aumente volumosamente com a vendagem do game Michael Jackson: The Experience, que foi desenvolvido pela Ubisoft, e que já rendeu três milhões de cópias desde seu lançamento, no mês de abril. 
Recentemente,  Latoya (irmã de Michael) lançou um livro onde diz que a morte de Michael Jackson foi premeditada e outras pessoas deveriam ser investigadas , pois o triste episódio é parte de uma grande conspiração que tem por trás o interesse do lucrativo Catálogo Sony/ATV, detentor dos direitos autorais dos Beatles e de muitas outras canções que estavam em mãos de Michael Jackson.- “Isto definitivamente foi premeditado, e meu irmão sabia disso. Por isso que me disse várias vezes que isso ia acontecer com ele”.
   

Bom sabemos que nada vai trazê-lo de volta,  e em meio ás turbulentas especulações á respeito de sua morte 
o que fica simplesmente é o seu Legado Pop, que sobrevive graças aos seus inúmeros fãs de ontem, de hoje e de sempre pelo mundo inteiro.


Homenagem 

Hold my Hand


Hollywood Tonight


Behind the Mask


E apropriado ou não... Ghost pra matar a saudade da genialidade de Michael...


...?



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

E por falar em Chill Out...


Vamos falar de  Chill out ...o que é isso??? Hummm nada além que um ritmo musical  que é basicamente relaxante ou pouco intenso se relacionarmos com a "árvore genealógica" desse estilo, ás vezes é chamada de  "techno suave". É uma música melódica, em baixo tempo, cheia de samplers.E porque estou falando disso ??? Hummm simplesmente para falar de Dido (pronúncia daido). Uma cantora inglesa, vinda de berço de ouro, tem toda uma formação clássica, mas que não perde em talento por isso, muito pelo contrário, dona de uma voz encantadora que a destaca no mundo Chill out. 
Ficou famosa depois de uma adaptação que o rapper Eminem (conhecem?) , fez de sua música Thank you (maravilhosa ganhadora de disco de platina) no ano de  2000; comprei o cd só por causa dela, mas gostei do Todo e passei a admirar seu trabalho.
Outras músicas bem conhecidas , mas que talvez não saibam que é dela são My Lover's Gone, "White Flag", mais recentemente em 2011, esteve concorrendo ao Oscar de melhor trilha sonora com a música "If I rise" (Maravilhosaaaa) com participação de  A. R. Rahman,  - trilha sonora do filme 127horas, mas não ganhou.Uma pena pois é muito boa...
Mas outras que indico são Mary"índia, Here with me, Isobel ( acho bem psicodélico esse som...rsrsrs), Life for rent (o clipe é bem interessante), ahhh entre muitas outras, gosto bastante, música pra curtir sozinha no quarto...rsrsr 

If I Rise

Mary"índia

Isobel

Life for Rent

E a mais famosa lógico... Thank you

Se gostou e quiser experimentar melhor aqui está o canal de Dido : http://www.didomusic.com/gb/home/

Agora vou pro meu quarto...dormir...

domingo, 21 de agosto de 2011

Tecnologia e Estilo = Talento


Já ouviram falar em Hybrid Theory sim, não é apenas um álbum a mais ... mas esse foi o nome inicial da banda mais original no mundo do rock nos últimos tempos - ou nu metal, ou rap rock ou rock alternativo mesmo... como sempre as nomenclaturas dadas ao estilo musical das bandas em geral, são sempre controversas, até porque  as influências são inúmeras e os gostos mudam , tem aquelas influências que estão nas raízes, que marcam o diferencial em uma banda e nada mais perceptível disso numa banda estilosa e cheia de personalidade como Linkin Park que já chegou à usar uma flauta japonesa em suas canções, mesclam batidas eletrônicas, sintetizadores, influências declaradas de rap, inclusive elementos políticos como declarações de ativistas americanos. Bombástico não???
É uma banda antenada com a tecnologia no meio musical, no meio dos vídeoclipes, no mundo do espaço virtual. Tanto são familiarizados com a tecnologia que lançaram em 2010 um jogo para iPod touch, iPhone e iPad onde a música "Blackbirds" é destravada ao final do jogo. Super  Hi-tech não acham?rsrs Não é a toa que tiveram participação na trilha sonora do filme  Transformers...
Até nas composições relatam em suas entrevistas que muitas músicas são inspiradas em idéias universais que tiram a culpa de outra pessoa qualquer e revertem a situação para cada indivíduo, para que assumam sua responsabilidade...são músicas que podem ser discutidas e fazem pensar. Já prestaram atenção na letra de Crawling??? Saca só...

Rastejando

Rastejando dentro da minha pele              
Essas feridas não irão se curar
O medo é o que me derruba
Confundindo o que é real


Há algo dentro de mim
Que puxa abaixo da superfície
Consumindo, confundindo
Temo que esta falta de auto-controle nunca acabe
Controlando, eu não pareço


Me encontrar de novo
Minhas paredes estão se fechando
Sem um senso de confiança
E estou convencido
De que há muita pressão para eu aguentar
Eu me senti desse jeito antes, tão inseguro

Rastejando dentro da minha pele
Essas feridas não irão se curar
O medo é o que me derruba
Confundindo o que é real

O desconforto se depositou em mim eternamente
Distraindo, reagindo
Eu fico contra minha vontade ao lado do meu próprio reflexo
É assustador como parece que não consigo

Me encontrar de novo
Minhas paredes estão se fechando
Sem um senso de confiança
E estou convencido
De que há muita pressão para eu aguentar
Eu me senti desse jeito antes, tão inseguro

Rastejando dentro da minha pele
Essas feridas não irão se curar
O medo é o que me derruba
Confundindo o que é real

Rastejando dentro da minha pele
Essas feridas não irão se curar
O medo é o que me derruba
Confundindo o que é real

Há algo dentro de mim
Que puxa abaixo da superfície
Consumindo
Confundindo o que é real

Temo que esta falta de auto-controle nunca acabe
Controlando
Confundindo o que é real

 Além do que , os timbres vocais de Chester e Shinoda se complementam, basta ouvir Waiting for the end (minha preferida) para comprovar essa combinação sonora. A música é maravilhosa! 


Waiting for the end


Depois de tudo isso dizer que já ganharam muitos prêmios é redundante , mas a título de curiosidade no geral, já ganharam mais ou menos 25 prêmios em 55 nomeações. 



New Divide


Sua culpa ou minha mesmo, gostar de Linkin Park não é só uma opção, mas uma questão de gosto e gostar do que é bom é #fato pra mim.rsrsrs digam o que quiserem dizer Linkin Park é o máximo!!!!.




domingo, 14 de agosto de 2011

Um Artista-Multimídia Brasileiro

Primeiramente uma simples definição: O que é multimídia? De acordo com a UNCG, University of North Carolina - Greensboro, multimídia corresponde a integração de diferentes modalidades de mídia: gráficos, imagens, textos, audio, animação ( que possibilita melhor visualização de imagens em 3-D, enriquece representações gráficas, permite mapear fenômenos que mudam com o tempo, etc) e video ( utilizado para mostrar coisas que se movem) na representação de dados. Para mais informações, visite o glossário multimídia:http://www.uncg.edu/irc/mm/terms/terms.htm#ack.


Mas aqui defino multimídia simplesmente dizendo O NOME Arnaldo Antunes porque "antes vem o verbo"...rsrsrs a ação,  e esse é um cara que FAZ com qualidade absoluta tudo que realiza.É músico, poeta, compositor,intérprete, vj, artista visual, ensaísta, e se remexermos mais, com certeza vislumbraremos uma infinidade de sub-atividades do qual a arte está em destaque em sua vida e obra .


É um talento nacional: ex - Titãs, fez parcerias ilustres e premiadíssimas com Marisa Monte e Carlinhos Brown (Tribalistas), tem interpretações de suas músicas realizadas por grandes nomes da música como: Frejat, Nando Reis, Edgar Scandurra, Rogério Flausino, Zélia Duncan, Cássia Eller, Pepeu Gomes,Paulo Tatit, entre outros, escritor de poesias com Prêmio Jabuti em seu currículo (As Coisas - 1992), mais recentemente vencedor como melhor Dvd Arnaldo Antunes / "Ao vivo lá em casa", (merecidíssimo) diretor Andrucha Waddington na 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira , isso só pra preparar o terreno caso queiram ter uma leve noção do que esse cara é capaz e queiram aprofundar-se  nas produções  desse Artista. Uma sugestão é conferir na Mtv o Grêmio Recreativo Arnaldo Antunes que farão parte da programação da emissora até o final do ano em apresentações mensais.






Biografia: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_biografia.php


Discografia: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_list.php


Poesia concreta: http://blogturmadalim.blogspot.com/p/apreciacao.html


Grêmio Recreativo: http://mtv.uol.com.br/programas/gremiorecreativo/videos/gremio-recreativo-mtv-05






Esse eu queria AO VIVO LÁ EM CASA...rsrsrsrsrrs ou mesmo AO VIVO NO ESTÚDIO...
Com certeza O NOME, O CORPO e a alma de artísta...sem PARADEIRO certo...pois aprecia e navega por muitos mares, Não é um músico QUALQUER , um talento único , UM SOM que vale a pena experimentar, SAIBA que esse Grande  PEQUENO CIDADÃO representa lindamente a música brasileira, do IÊIÊ IÊ  à MPB, mesmo O SILÊNCIO dele é permeado de cultura e NINGUÉM passa por alguma de suas obras sem ser incomodado para o bem ou para o mal. 


Fãs dele devem saber do que eu falo, (rsrs) quem não é , vale a pena experimentar...#ALTAMENTE RECOMENDADO POR MIM...rsrs

Um pouco mais...






















TUDO MUUUito bom...neh?










Alternativas Sonoras: Universo Alternativo de Corgan

Alternativas Sonoras: Universo Alternativo de Corgan: "H ummm ...por falar em sonoridades distintas...porque não excêntricas, hoje relembrei Smashing Pumpkins um grupo que se reinventou várias ..."

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Universo Alternativo de Corgan

Hummm ...por falar em sonoridades distintas...porque não excêntricas, hoje relembrei Smashing Pumpkins um grupo que se reinventou várias vezes, mas sempre indo contra á mare do mainstream. Considerada grunges quando se declaravam alternativos, considerados góticos quando diziam-se ter uma pegada mais eletrônica...bom, isso só pra se ter uma pequena idéia de quanto essa banda passeou por aí em suas experimentações e sempre mal interpretados pela crítica a meu ver...

Mas na verdade quem é o cara por detrás do Smashing?? ELe /O/ BILLY CORGAN  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 
Sim..culpado ...de expurgar em suas letras toda a sua melancolia, revolta, tristezas opressoras... enfim, pode-se dizer que ele se liberta através de suas músicas... se pararmos para compreender suas letras perceberemos que são praticamente uma terapia, uma lavagem de seus escombros emocionais , outra prova disso pode-se notar  em sua trajetória musical sua luta em reavivar a banda várias vezes, em seus breves retornos e longas despedidas... cercados de depressões, drogas, overdoses, é punk... não é meio gótico...(em algumas fases claro...rsrsr). Outras não.
Corgan cheio de influências na vida tanto boas como más reproduz em suas músicas toda a dinâmica que isso possa lhe trazer, é um experimentador que muda de tom como muda de sapato. Acho que essa é a maior qualidade desse grupo de "quase " um homem só. Ele mesmo - Corgan - disse que" gostava da idéia de criar seu próprio universo alternativo através do som que em essência fala ao ouvinte: "Bem-vindo à Terra Pumpkin, esse é o som do Planeta Pumpkin."


Mas quer minha sugestão para os iniciantes do mundo Pumpkin??? O álbum SIAMESE DREAM (praticamente a sessão mais terapêutica de Billy) Disarm é ótima , se não gostar desse tenho certeza de que algum vc gosta...rsrsrs do álbum  Mellon Collie and the Infinite Sadness sugiro Tonight, Tonight , Zero e 1979 (amull); do álbum  Adore experimentem Perfect (linda) e Ava Adore (bem mítico rsrsrs)

Disarm

1979

Ava adore


Ps:Sem falar que amo seu visual meio "Lex Luthor" de ser, e do seu timbre de voz que é um ícone á parte...Figura interessantíssima neh??