terça-feira, 20 de novembro de 2012

Riquezas da África


Hoje é o  Dia Nacional da Consciência Negra , um dia dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, onde várias atividades são voltadas para esse propósito. O que me anima é que esse tema , já não está fadado á apenas um dia. O mundo têm revisto suas posições em relação á discriminação racial e proposto mobilizações relevantes ao negro na sociedade de modo geral.  
Mas a data,foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e procura ser uma forma de manter na memória a resistência do negro à escravidão e toda a situação vivenciada desde então. Mas hoje em dia o que se faz urgente, é que certos conceitos e pré-conceitos sejam reavaliados de forma global, precisamos viver num mundo onde não se olhe a cor da pele, mas para capacidade das pessoas, onde as oportunidades sejam iguais e para isso muito ainda deve ser divulgado. Conhecemos muito a cultura Européia , a Americana então..., muito mais que a Cultura Africana, que são as nossas verdadeiras origens, de nós brasileiros,...acredito que algo de muito errado acontece aí...só conhecemos de maneira geral, a escravidão, mas a África evoluiu, apesar dos problemas que enfrenta, existe uma cultura moderna acontecendo por lá, e pouco , ou quase nada temos notícia. Então , hoje, parei para ouvir um pouco da música moderna africana e resolvi agraciá-los com alguns nomes,  sons e ritmos.  Aproveitem...


1- Lokua Kanza com Mutoto - Pra mim uma das músicas mais lindas que já ouvi...(nascido em abril de 1958) é um cantor,compositor e arranjador nascido em Bukavu, província de Kivu, na parte oriental da República Democrática do Congo (ex-Zaire).Lançou de seu primeiro disco Lokua Kanza, em 1993, e transformou-se num dos expoentes da música africana no mundo. Já fez muitas parcerias com músicos brasileiros , entre eles Djavan, Vanessa da Mata, Luiza Possi...Esteve no Rock in Rio 2011, cantando com Zeca Baleiro. #recomendo muuuitooo...



2- Filhas da África- um grupo popular composto por meninas de várias idades com vozes mais que surpreendentes...as músicas também são muito lindas... vale a pena.



3- Miriam Makeba , também conhecida como Mma África, foi uma cantora sul africanade jazz, também conhecida por seu engajamento político contra o apartheid e por ter sido delegada da ONU. Começou a cantar noa anos 50 combinando jazz com música tradicional da África do Sul. 



3- Barbara Kanam é a diva africana, nascida no Congo , lançou seu primeiro álbum em 1998,popularizando o seu gênero musical pelo país. Vencedora de vários prêmios, ganhando reconhecimento internacional.




4- Touré Kunda é um grupo senegalês com mais de 20 anos de carreira, possuem gravações em várias línguas, com sucessos por toda África e Europa. Colaboradores de músicos como Carlos Santana.São engajados politicamente, ativos em causas sociasis do seu país.



Bom deixo aí um pouquinho da riqueza musical africana...espero que se interessem e procurem mais...quem souber deixe suas dicas e suas palavras de conscientização. 



7 comentários:

  1. Que bacana sua homenagem... Muita coisa boa que existe no Brasil tbm hoje é reflexo da cultura africana.

    ResponderExcluir
  2. seguindo o blog, segue o meu de volta?

    http://euvejoporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei eu conheço muito a historia dos negros e todos merecem serem valorizados

    ResponderExcluir
  4. Uma música africana que acho linda é a trilha sonora do filme Lágrimas do Sol, ao final. Além do filme ser impactante, a música é perfeita. Bertone

    ResponderExcluir
  5. Amei a idéia do blog, muito legal o post!
    Beijos e obrigada pela visita lá no blog!
    http://diariodebelezapri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu já conhecia o Meninas da áfrica, e curtia muito.
    Cara, seu conteúdo é muito bom, viu.. Adorei

    Gabi <3

    http://fatiamos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir