terça-feira, 25 de setembro de 2012

“O meu blog é neutro em CO2″

button-co2_blog_verde_125x125_transparenteBom hoje entrei em um blog e vi essa linda iniciativa verde-folha e resolvi colaborar ... "Sabia que um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? A maioria dos blogueiros não sabe.
A iniciativa de que estou falando tem por objetivo  plantar 500 árvores nativas no Brasil, e para isso precisam da participação de 500 blogueiros.  Participe agora, e garanta o plantio de uma árvore para que seu blog seja neutro em CO2.  Quanto mais blogueiros como você participam, mais árvores são plantadas. Colocando o selo “O meu blog é neutro em CO2″, você colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutraliza a emissão de carbono do seu blog. Para cada blog que coloca o nosso selo, uma árvore é plantada. Em parceira com o  Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF),"(http://www.guiato.com.br/meioambiente/blog-neutro-co2/)
" De acordo com o IBOPE, 52% dos brasileiros acreditam que a poluição da água é o maior problema ecológico no Brasil, seguido pelo desmatamento, apontado como a maior preocupação ambiental por 49% da população. Infelizmente essa preocupação nem sempre se traduz em ação. 71% dos brasileiros declaram estar interessados no meio-ambiente, e 86% afirmam que todos devem praticar a reciclagem. No entanto, apenas 26% brasileiros disseram que reciclam sempre ou com frequência. Além disso, folheto de publicidade são para muitos um peso ambiental desnecessário. Folhetos promocionais entregues nos centros comerciais, nas ruas, nos semáforos e nas caixas de correio são provavelmente uma das maiores causas da poluição desnecessária na vida quotidiana de muitas pessoas." (retirado de  http://www.guiato.com.br/meioambiente/contexto/) 

Nessa época de eleição... haja desperdício, não é??? E os candidatos não se importam, será que merecem de fato, nosso voto???
Bom, pra mim A questão ecológica é muito importante, aqui em casa, sempre separamos o lixo e entregamos para reciclagem, é uma iniciativa entre muitas que podem ser feitas...Estou optando por mais uma, vai que... e convido á todos que visitarem meu blog à optarem também!!!


Mas como meu blog é de música resolvi colocar alguns músicos  engajados na luta pelo meio ambiente e o primeiro que me veio á mente foi: 


Sting:Um verdadeiro ambientalista que lutou e luta pela questão de proteção das matas e do território indígena inclusive aqui no Brasil, que sempre esteve muito presente. Já recebeu muitos prêmios, mas merecidamente por ter realizado muitas ações ambientalistas.

U2 : também é uma banda que tem iniciativas ambientalistas pelo mundo inteiro, tem uma grife que além de movimentar o comércio africano,  produz roupas com  61% de material orgânico.  

Pearl Jam : é outra banda que utiliza em seu ônibus de turnê o Biodiesel, já doou milhões para ONGs Ambientalistas que vão desde a proteção das florestas tropicais até á criação de fontes renováveis de energia.

Alanis Morissette : Que além de adotar também a turnê verde, proteger parques, têm em sua casa um sistema próprio de energia solar...Olha que máximo!!! Max-engajada néh???


Agora Olha o nome da banda e pense em sua tradução literal: Greenday ...rsrs Dia verde... São uma banda comportamental, porém , ambiental também...rsrs , colaboram com uma ONG Natural Resources Defence Council, uma ONG destinada à proteção do planeta, na campanha “Move America Beyond Oil”. Ou seja, criticam e promovem ações contra a dependência de petróleo, da américa. E possuem um dos melhres tratados dessa manifestãção com o álbum  “American idiot” que nada mais é que  um grande protesto contra o modelo de vida americano e as ações do governo, movido pela ganância e violência.

Além disso, nessa lista temos ainda, o Coldplay , patrono da ClientEarth, que oferece suporte jurídico em prol do cumprimento das leis ambientais.

Linkin Park; Imagem: Barulho CulturalA banda de Nu Metal californiana Linkin Park que se aliou ano passado à ONU na iniciativa Energia Sustentável para Todos, que visa garantir o acesso universal à energia até 2030. A banda destina frequentemente parte da renda arrecadada nos shows para o plantio de árvores.

...

E qual sua iniciativa??? Apoiar ou Ignorar? Eu opto pelo Planeta!!!
Acredito que não custa tentar...melhor que ficar de braços cruzados e boca aberta reclamando da destruição do planeta em várias parcelas á perder de vista ...